Avançar para o conteúdo principal

Santarém vs RCM

Depois do bom jogo de preparação da semana passada o Rugby Clube Montemor, que apesar das várias baixas que apresentava (perto de 15 jogadores) queria continuar com as boas exibições agora contra o Santarém, para assim continuar na liderança do seu grupo da II Divisão do Campeonato Nacional.
Assim, com várias alterações na equipa, o RCM entrou forte no jogo como era o seu dever e inaugurou o marcador através do Zé Alberto, depois de uma boa jogada colectiva. O resto da primeira da primeira parte não foi muito diferente, com os Mouflons sempre na “mó de cima” do jogo e obtiveram resultados através de 2 ensaios, um de Ricardo Ribeiro e outro de Francisco Soares, ensaio este que seria convertido pela marcador do segundo ensaio, Ricardo Ribeiro. Ao intervalo registava-se o resultado de 0-17.
Na segunda parte a equipa da casa tentou responder e viria a marcar um ensaio convertido, mas sempre que o RCM acelerava o jogo, punha em sentido a equipa de Santarém e após mais um safanão no jogo chegou-se ao ponto final no resultado, fruto de mais um ensaio do ponta Zé Alberto que seria convertido pelo centro Pexardeco.
No fim do jogo o marcador registou um saboroso 7-24, que mantém a equipa de Montemor na frente do grupo, ainda que há condição e a continuar a depender só de si para ganhar o grupo e jogar a meia final em casa. Nota negativa para mais uma lesão, desta vez do abertura João Baptista que se pensa ter fracturado o dedo médio da mão esquerda, a família do RCM deseja-lhe as melhoras como aos restantes lesionados.
Pelo Rugby Clube Montemor alinhou: Jorge (Boguinha), Café (Tomáz), Joel, Calção (Cigarro), Fernando, Francisco Soares, Batata, Ricky, Nhé, João Baptista (Mihail), Bibe (Cap.), Pexardeco, Zé Alberto (Tomé), Chabal (Ramalho), Semion.

Flash Interview

“Tal como referi; a minha confiança nestes jogadores era plena e consciente! Os meus PARABÉNS à capacidade de luta e à concentração que mantivemos no NOSSO OBJECTIVO: A VITÓRIA! Só isso nos interessava e alcançámos. Voltámos a fazer o planeado e fomos os SENHORES do jogo. Volto a afirmar: Temos outro Rugby! Poder-me-iam dizer, mas se o teu rugby é outro; que fazes aqui? A resposta está na vergonha de Campeonatos que disputamos. Quando há equipas que merecem ter árbitros para jogos e outras não, não é fácil; quando há equipas nas divisões em cima que aos 18 minutos têm de terminar o jogo, porque levam 50-0 na altura e fingem não ter jogadores (ou vai na volta não têm mesmo), e ninguém vê isto – algo de errado se passa. O que há por aí mais é antecipar e adiar jogos (campeonatos organizados!?!), continuo a ver coisas erradas no panorama Nacional. Onde estavam os 28 árbitros que se diz ter, quando estão cerca de 10 nomeados este fim-de-semana. Em formação? Então se adiam jogos por tudo e por nada, adiem porque não há árbitros! E ficam sabendo a minha opinião: NÃO SÃO OS CLUBES QUE TÊM DE FORMAR ÁRBITROS, OS CLUBES TÊM DE FORMAR JOVENS JOGADORES, TÊM DESPESAS COM QUE SE PREOCUPAR, TEM A SAÚDE DOS SEUS ATLETAS POR PRESERVAR, ETC. Paguem bem, que os árbitros aparecerão! O MONTEMOR NÃO TER “DADO” ÁRBITRO Á ASSOCIAÇÃO DOS MESMOS, NÃO É VERDADE; DUAS OU TRÊS PESSOAS JÁ FIZERAM O CURSO DE INICIAÇÃO E NÃO FORAM MOTIVADAS PARA CONTINUAR; RECENTEMENTE, POR NOS CHATEAREM COM ISSO, NOMEAMOS UM JOVEM QUE PODERÁ ESTAR INTERESSADO, AINDA NINGUÉM SE APROXIMOU PARA SABER NADA SOUBE ELE E TAMBÉM LHE DISSE JÁ: ÉS UM VALENTE SE ENCARARES ESSE “HOBBY”. Mas também espero que ele não seja como alguns que se dizem árbitros, recusando-se a apitar tal jogo, não se cuida fisicamente, não se actualiza, etc. SOU MUITO PATRIOTA, SOU UM AMANTE DESTA MODALIDADE; POR ISSO ME ENTRISTECE VER COMO ISTO VAI. MAIS GRAVE AINDA, É NÃO VER NINGUÉM A “TENTAR” RESOLVER ISTO. Orgulho-me de ver os feitos da Selecção, mas meus senhores, há mais com que nos preocuparmos do que só com os problemas a nível internacional. Não vou falar mais dos Clubes, mas a Federação tem de admitir que o Rugby Nacional está mal e que não há vontade ou não conseguem resolver os seus assuntos.
Bem, mas estas coisas “pouco importantes”, noutra altura serão revistas (quando pensarem que o maluquinho que é de Montemor, afinal tinha razão!). Gosto mais de falar daquilo que está ao meu alcance e por isso, quero falar da minha equipa e dos problemas (que assumo que há e preocupo-me em resolvê-los, posso é não conseguir – ehehe - mas tento), de forma a anulá-los jornada após jornada.
Foi uma grande vitória em Santarém, porque jogámos contra tudo e todos. Num campo que parece um “batatal”, isto para ser simpático; sem balneários; contra uma equipa que sabe pouco das regras da modalidade, contra uma arbitragem (que é injusto, pois a pessoa faz o favor e ainda é criticado), que não está actualizada e nada pedagógica e/ou sensível; e contra uma equipa que tem 11 jogadores no banco para além dos 15 (acho eu!?) em campo; assim sendo, penso que foi uma vitória muito importante. Os Senhores do Rugby Nacional, não são os dirigentes da Federação, nem dessas comissões ou associações – SÃO OS MEUS JOGADORES!!! Não se está a ver que se coloca em risco a saúde dos praticantes, que não se pode evoluir a qualidade de jogo! Parece-me por vezes que se quer continuar a jogar o rugby doutras Eras.
Termino uma vez mais elogiando a minha equipa, pois debateram-se como bons jogadores que são e “acatando” muitas coisas, que no final verificámos ter valido a pena e como consolo nestas situações; o “sabor” é outro. Pois a vitória foi muito justa e alguns jogadores muito jovens e com um pouco menos de experiência mostraram estar à altura do compromisso, da equipa e da camisola que envergam e defendem até às últimas consequências!
Um abraço deste homem do rugby, para os SENHORES DO RUGBY”
João Baptista da Veiga Malta

“Acho que foi um jogo bastante positivo no que diz respeito ás aspirações do RCM para esta época. Com esta vitória ficamos em muito boas condições para alcançar um lugar na meia-final, e lutar pela final.
Relativamente ao jogo, acho que o resultado espelha o que se passou em campo, um RCM superior em todos os aspectos sobre um Santarém que soube lutar até ao fim e a merecer o ensaio conseguido a meio da segunda parte.
Este jogo demonstrou que estamos a subir de forma devido á maior competitividade e á maior regularidade de jogos. Espera-nos agora uma jornada que pode ser decisiva para a classificação final do grupo, contra um adversário que nos merece todo o respeito, mas que o resultado na nossa mente não pode ser outro senão a VITÓRIA!
Finalmente uma nota negativa para mais uma ausência de árbitro oficial.
António Bibe

Comentários

Anónimo disse…
Normalmente vejo e não comento nos blogs das outras equipas, mas tamanho texto abriu-me o apetite para deixar um post. Primeiro sendo dirigente, treinador e jogador do Santarém, parabéns pela vitória pois sei que foi inteiramente justa. Pena tenho de não estarmos ao nosso nível para disputarmos o resultado para obtermos a vitória que desejávamos.Não compreendo como com um jogo marcado há 3 semanas, com tão pucos jogos marcados para este fim de semana não haver árbitro nomeado!!! Para nós também não é bom termos uma pessoa pertencente ao clube a apitar, e quem viu o jogo houve erros de arbitragem para os dois lados. Quanto ao nosso campo, não temos a minima culpa do estado, pois não é nosso, não nos deixam tratar dele e dele dependemos para todas as nossas actividades. Temos um projecto há meses para construir pelo menos 2 balneários, que estamos à espera de autorização para iniciar as obras. Esperamos dar a volta por cima e tal como voçes começar a mostrar que fora de lisboa também se joga bom Rugby e que merecemos pelos menos o mesmo queas equipas da Capital que não têm tantos problemas financeiros como nós para a captação de jogadores, transportes/ deslocações, campos, e ainda têm mais facilidade de arranjar patrocínios. Um bem haja às equipas do interior e boa sorte frente ao Rugby da linha. Voltaremos a encontrar-nos na 2ª volta, desta ves espero eu com um melhor nível da parte do Santarém. Pedro Gonzaga RCS