Avançar para o conteúdo principal

Crónica de Francisco Pimentel

Realizou-se hoje dia 15 de Março de 2009, no Estádio Universitário de Lisboa, entre as 11H00 e as 14H30, o tradicional Torneio Nacional que antecede normalmente os jogos da Selecção principal de Portugal. Mais uma vez o Rugby Clube de Montemor participou através dos escalões de Sub 8, Sub 10 e Sub 12. Foram efectuados 9 partidas, com adversários de várias partes do país e o saldo final foi positivo: 7 vitórias e 2 derrotas.
Pelos Sub 8, orientados pelo pai Francisco Heitor, deslocaram-se a Lisboa: Francisco e Afonso Heitor, António Redondo, Bernardo Garcia, Duarte Xavier e António Vacas.
Nos Sub10 com orientação do José Maria Reis, deslocaram-se a Lisboa: António e Pedro Moreira, Paulo Jaleco, Lourenço Horta, Manuel Nunes, Pedro Mira, António Branco, Luís Marques dos Santos, Luís Vacas e Xavier Redondo, que vestiu a camisola do RCM pela primeira vez.
Nos Sub 12 com o Rodrigo Costa Pereira jogaram: João e José Maria Vacas de Carvalho, Rodrigo Costa Pereira, Mauro Tomáz, António e Francisco Rosado Pereira, Manuel Marques dos Santos, Pedro Garcia, Francisco Reis, Pedro Aldeias, Diogo Cachené, Kevin Cabeça, que levou mais um colega da escola o João.De seguida foram puxar pela nossa selecção, no jogo contra a Espanha, com vitória de Portugal por 24-19. Obrigado a todos os que compareceram e aos pais que se deslocaram a Lisboa.

Os Sub 14 deslocaram-se a Évora, campo do Lusitano, para disputarem com a equipa da casa (CRE) e o C.D.U.L., a terceira jornada do Torneio Inter Regional. Às 12H30, em Montemor, só tínhamos 12 jogadores, faltando ao encontro o João Coelho, o Manuel Bravo e o Luís Martins. Tivemos que esperar e fazer alguns contactos até que lá apareceu o Luís Martins. Mais uma vez pedimos aos jogadores convocados que, por motivo de forma maior e de última hora não possam ir, o favor de avisar.
No primeiro jogo da tarde, contra o C.R.Évora e, como vai sendo hábito, entrámos mal e só no fim da primeira parte demos um ar de graça marcando um ensaio e reduzindo o resultado para 1-3. A segunda parte foi toda nossa e só por falta de placagem e de atitude, perdemos o jogo por 4 a 5 ensaios. Não há vitórias morais e se queremos alcançar a série principal, não podemos sofrer mais aquele tipo de ensaios.
De seguida o C.R.Évora levou de vencida a equipa do C.D.U.L. por 9 ensaios sem resposta.
No último jogo com o C.D.U.L., os jovens do RCM entraram mal outra vez o que me exasperou, elevando a voz para dentro de campo várias vezes e, no intervalo, tive de chamar à atenção os jogadores para mudarem de atitude e estarem mais concentrados.A segunda parte foi bem melhor e marcámos mais 5 ensaios, sendo o resultado final de 7 ensaios a 1 para nós. Aqui fica um lembrete, os jovens têm que perceber que quando se entra para um campo de rugby para jogar, é isso mesmo que cada um deve fazer, dando o máximo para ganhar os jogos, esta é a minha visão do rugby, esta é a minha forma, talvez ”diferente” DE VER O RUGBY e é por isso, que entendo que temos que levar todos os jogos a sério, sejam derbies regionais ou a final do campeonato do Mundo.Ficam, desde já, todos avisados que no próximo sábado temos o encontro com a Escolinha da Galiza, desde os Sub 8 aos Sub 16. Uma boa semana de trabalho a todos, muito estudo e até quarta-feira às 18H30, no parque desportivo de Montemor.

Um abraço

Kiko Pimentel

Comentários