Avançar para o conteúdo principal

Crónica de Francisco Pimentel

Caros amigos e sócios do R.C.Montemor: Realizou-se no domingo dia 15 de Fevereiro, entre as 12H00 e as 14H30, a primeira jornada da série B do Torneio Inter-regional de Sub-14. No campo 5 do Estádio Nacional jogaram as equipas do Belenenses, Escola Agrária de Coimbra, R.C.Lousã e os jovens do RCM. Com uma organização deficiente por parte do Belenenses, clube responsável, pela organização desta jornada, uma vez que não havia balneários para os jogadores se equiparem antes dos jogos e não houve balneários para os jogadores tomarem banho no final dos jogos. Além disso, o campo em causa esteve ocupado por jogadores de futebol até a hora de inicio do torneio, sem que as esquipas pudessem aquecer convenientemente no relvado. Mais caricato ainda, quando havia um pequeno intervalo entre o fim do jogo anterior e inicio do jogo seguinte, os tais futebolistas iam marcar penalties para dentro de campo, só visto, contado ninguém acredita.
Apesar de tudo, lá decorreu esta jornada em que o RCM começou por defrontar a equipa do Belenenses, com uma excelente arbitragem do treinador da Lousã que, de forma pedagógica, foi arbitrando e corrigindo, sempre no espírito do regulamento. O resultado foi de 1 ensaio a 2 para o Belenenses no entanto, só para quem não assistiu, esta derrota foi muito enganadora pois, os mufllonzinhos fizeram um grande jogo e, com mais alguma experiência, poderiam ter ganho por um resultado volumoso. Perderam-se inúmeras oportunidades e cometeram-se muitos erros, o que vale por dizer que quem não marca, sofre.
De seguida defrontámos a equipa do R.C.Lousã, com alguns atletas algo desenvolvidos (já vai sendo um hábito isto suceder sobretudo com equipas do Norte), mas não foi por isso que perdemos por 3 ensaios a 4. Não gosto de falar dos árbitros, nem de encontrar neles a razão das nossas derrotas, no entanto, quer a arbitragem deste jogo, quer a do jogo seguinte com a Escola Agrária de Coimbra, foram muito fraquinhas e por isso fiquei satisfeito por não ter que levar nenhum jogador lesionado de volta para Montemor. Veja-se só que o Luís Martins foi agredido por um jogador da Lousã o qual, não foi para a rua, pois, o árbitro não sabia que se podiam expulsar jogadores neste escalão. Quando fui ter com o Luís, deitado no chão a receber assistência do Fisioterapeuta, o árbitro contou-me que era sua intenção expulsar o referido jogador, tendo-lhe eu dito para pedir ao treinador da Lousã que o substituísse, pois, na minha opinião era o mais pedagógico naquela situação. Enfim, o árbitro nada fez e o resultado foi que aquele jogador da Lousã continuou em campo. A partir daí a Lousã fez o que quis.
Sem suplentes para o último jogo (lembro que levamos apenas 13 jogadores e 1 deles ficou ligeiramente tocado no segundo jogo), defrontámos a Escola Agrária de Coimbra. Até ao intervalo o jogo foi disputado taco-a-taco, terminando a primeira parte com o resultado de 2 ensaios a 3 para o adversário. Na segunda parte ainda empatámos o jogo mas, a partir daí fomos abaixo e encaixámos mais 3 ensaios, no final foi de 3 ensaios a 6 para a Escola Agrária.
Queria agradecer ao pai Lóios que fez de “seccionista”, tendo acompanhado a equipa até Lisboa e à Câmara Municipal pela cedência do autocarro. Vamos continuar a trabalhar para que no dia 28 de Fevereiro, em casa, possamos ganhar ao Vitória de Setúbal e à Escolinha da Galiza. Não queria terminar sem referir os jovens que se deslocaram ao Estádio Nacional: Diogo Porto; Ricardo Brás; Luís Martins; Pedro Garcia, João Alves; Pedro Lóios; Gonçalo Catita (capitão), Diogo Cigarro; Alexandre Mémé; Manuel Soeiro; João Falcão; Tiago Trindade e António Pimentel.
Para aqueles que estavam para ir e não apareceram é preciso avisar, nem que seja o capitão da equipa (Manuel Bravo e João Coelho), qual o motivo porque não puderam ir. E aqueles que por razões de saúde também não puderam ir, desejo umas rápidas melhoras e que se ponham bons rapidamente. Por último uma palavra para o João Soares, Káká e João Comenda. Espero que já vos tenha passado o amuo e que voltem a aparecer aos treinos e aos jogos, porque com um grupo de atletas tão pequeno todos são precisos.
Termino por fazer dois pedidos, um aos jovens de Montemor com 12, 13 e 14 anos: apareçam nos treinos porque com o novo campo e treinadores já temos estruturas para os apoiar. O outro é para os nossos Sub-8, Sub-10 e Sub-12, apareçam aos treinos desta semana, pois, no próximo fim-de-semana, em Lisboa, temos novo Torneio e vamos poder assistir ao Portugal-Alemanha, jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo.
Sem outro assunto desejo a todos os nossos rapazes uma boa semana de trabalho.
Um abraço do Kiko Pimentel

Comentários

Anónimo disse…
Parabens Francisco, continue com o bom trabalho.

Abraço
Anónimo disse…
ganda kiko semp`a bombar !!!!!