Avançar para o conteúdo principal

Campeonato Nacional II Divisão - RCM defronta o RC Oeiras

O Rugby Clube de Montemor inicia este somingo o Campeonato Nacional da II Divisão, recebendo em casa o RC Oeiras. Há que relembrar que o principal objectivo dos "Mouflons" é vencer o campeonato, conseguindo assim o tão desejado regresso à I Divisão, sendo necessário haver o máximo de concentração em todos os jogos e, mais importante ainda, começar o campeonato com uma gande vitória! O jogo tem lugar no Campo de Santa Justa, Couço, pelas 14.00h. No grupo do RCM estão ainda o Loulé, Vitória de Setubal, Elvas e CR Técnico.

Comentários

Anónimo disse…
Boa noite a todos!

O meu nome é Hélio Guerreiro e sou um dos "reforços" provenientes do extinto RC Sado!Não fazia sequer idéia que o RCM possuia um blog, que pode ser visualizado por todos,e onde todos podem dar a sua opinião (ainda que moderada)!!!
Venho desde já, e não querendo entrar em conflito com ninguém, tentar responder e acalmar os elementos que têm dúvidas/receios em relação à chegada a este vosso grupo de tão elevado número de jogadores provenientes de um antigo adversário!
Não é uma situação normal,mas a nossa antiga equipa terminou de uma forma que não estávamos à espera, e como gostamos de competir e de praticar este maravilhoso desporto, tivemos que optar por seguir um caminho diferente!
Soube através do Ivo, que podia haver a oportunidade de ingressarmos num outro projecto ( bem mais ambicioso do que aquele que tinhamos em Setúbal), e que o vosso (nosso) clube, na pessoa do sr. Paulo Xavier, e do treinador(obviamente que tinha que passar por ele, a decisão ou não de aceitar ter ao seu dispor tão elevado número de elementos!!!) não tinham posto entraves à nossa participação na equipa.
É claro, que para os jogadores, que desde sempre jogam em Montemor , isto pode parecer estranho,mas posso garantir ( e penso que não falo só por mim!!!)que estamos cá apenas para pudermos ter o prazer de jogar/treinar rugby, com uma maior frequência!
Já jogámos em anos anteriores. contra a equipa de Montemor, e na maioria das vezes, os jogos foram correctos( com toda a correcção que é possivel ter, quando estão em campo 30 jogadores, com diferentes feitios,e a jogar um jogo de elevado contacto fisico).
Será dai que resultam algumas desconfianças em relação à nossa integração no seio da equipa?
Será por muitos dos que vieram serem avançados e trazerem mais peso à equipa?
Será por termos tido algumas picardias em anos anteriores?
Não tenho respostas, mas o que lá vai, lá vai, e quero que acreditem que estamos aqui para ajudar e não para destabilizar!
Para além do mais, nenhum de nós é um fora de série,pelo que nenhum de vocês se deve sentir "ameaçado"!
Também já tivemos inúmeros elementos a entrar ao longo dos anos, e com o timing próprio de cada um, foram-se integrando naturalmente (independentemente do humor, ou de qualquer outra particularidade...)
O que mais nos unia era o nosso espirito de equipa(na grande maioria), e calculo, que tal como nós, a maioria de vocês já se conheçam há muitos anos!
Isto acarreta, naturalmente, que se criem laços de amizade mais ou menos fortes!
E com o tempo, havemos de nos dar bem!
Da minha parte, e só ainda fui a três treinos, não me senti de todo mal recebido, antes pelo contrário.
Todos nós assumimos compromissos com a direcção e como treinador, logo com o resto da equipa.
Temos jogadores mais limitados do que outros em termos de disponibilidade, pois uns são casados, outros pais, e outros que trabalham( esses, sim,são verdadeiramente importantes,pois aqui não há profissionais)
Cada um de nós,pode comparecer a determinado número de treinos, e espero que compreendam as razões!
Para além do mais, ainda fazemos deslocações de Setúbal, ou de Lisboa, como é o meu caso, pelo que acreditem, que queremos rentabilizar o tempo, e uma forma fácil de isso acontecer é integrarmo-nos num grupo que já tem muitos anos.
A maioria de nós já tem perto de 30 anos,pelo que não somos nenhuns putos chico espertos!
Também será, muito provavelmente a última época,para alguns(eu incluido)!
Não estamos aqui para criar problemas, e gostariamos que o grupo já existente nos continuasse a receber da mesma forma que até aqui!
Falando agora só por mim, assumi o compromisso de treinar 2 vezes por semana, e tenciono cumpri-lo, ainda que em termos de horários laborais, seja muito complicado para mim.
É claro, que espero vir a ter oportunidade de dar uma perninha, mas acho que isso é lógico, e qualquer um pensa o mesmo!

Quero agradecer aqui,neste espaço público, a oportunidade que o RCM nos proporcionou de continuarmos a praticar este desporto.
Para quem teve a paciência de ler este meu discurso até ao fim, e para quem não teve, envio a todos o meu abraço!

Até sexta

Hélio Guerreiro
Anónimo disse…
Gostei muito de ler as tuas palavras Helio e acredita que todos nós partilhamos essa paixão pelo rugby e decerto todos compreendemos a tua (vossa) situação, graças a Deus temos a possibilidade de jogar na nossa terra e disso nos orgulhamos muito, mesmo com os altos e baixos que ja tivemos, mas certo era que se por um grande azar o RCM acabasse muitos de nós tambem fariam o mm que voces fizeram por essa mesma paixao que temos pelo rugby. Eu pessoalmente e estou convencido que, senão toda, grande parte da equipa estamos contentes por terem escolhido o RCM para jogar rugby, nós temos ja uma considerada dimensão em termos de rugby que ultrapassa um bocado a nossa dimensão como cidade e apesar de termos varios e bons jogadores, eles nunca sao demais. A prova foi o facto de termos desistido do campeonato à 2 anos por falta de jogadores e devido a isso descermos à 2ª.
Por isso espero que apareçam com vontade para que todos juntos possamos fazer história e regressarmos em força à 1ª divisao! Toda a gente faz falta, desde que venham com vontade, sejam de setubal, lisboa, Montemor, evora ou qq outro lado.

Nós ja tivemos outras experiencias com jogadores de fora, estrangeiros inclusivé, e de uma maneira ou de outra sempre nos demos bem e com voces não será excepção. A rapaziada gosta de se dar bem e o espirito de equipa é muito bom o que também é isso uma das nossas mais valias e decerto que tambem serão contagiados por ele, pois sem ele qq equipa se torna mais fraca. Temos cá gente para todos os gostos, desde os mais nervosos aos mais calmos, dos mais engraçadinhos aos mais sisudos mas é td boa gente!
Em relação ao jogar ou não, na minha opinião, a disputa e a competição entre lugares é saudavél, só nos faz querer ser melhores para ter a titularidade e isso so ajuda a equipa, para decidir está ca o treinador e só a ele lhe compete a responsabilidade de definir quem e onde joga!

A respeito a este Blog apesar de estar melhor, não é um site oficial do RCM e muita gente gosta de vir aqui mandar a sua piada, que se estivesses dentro do contexto verias que na grande parte é somente gozo entre amigos sem o intuito de ofender, porém não quer dizer que por trás do Anonimato algum cobarde venha para aqui dizer alguma coisa que não tenha coragem de dizer na cara ou ao menos identificando-se mas duvido que algum seja do RCM pois conheço os nossos jogadores e tds eles os têm no sitio e por isso se tiverem de dizer alguma coisa seja a respeito de quem for o dirão na cara.

Por fim resta-me apenas agradecer o teu comentário mostra que estas atento e que te interessas pelo nosso (teu tb) clube e que alguma coisa que não vos pareça bem digam pois as vezes à mal entendidos que não passam disso mesmo. Espero que continuem a aparecer em força assim como espero que a minha lesão se recomponha rapidamente para voltar com voces aos treinos e jogos!

Um abraço a todos, e viva o RCM!
JP
Anónimo disse…
Meus caros

Subscrevendo na íntegra o que o meu amigo Hélio Guerreiro escreveu no post anterior, não queria deixar de escrever algumas palavras sobre as questões levantadas pelo Zé Coragem que não sei quem é mas naturalmente tem todo o direito de se mostrar céptico em relação à nossa (ex-jogadores do Sado) integração na nossa nova (e esperemos que por muitos mais anos) equipa.

Até posso entender, ou pelo menos tentar perceber algumas das interrogações do Zé Corajem, agora o que não aceito, seja dele ou de outro qualquer, é que ponham em causa que a nossa integração esteja em risco devido ao facto de existir em Montemor um espírito de equipa e de amizade muito antigo, o que segundo este senhor é um entrave a uma fácil e estruturada integração.

Caso não saiba Zé Corajem, se há algo que sempre caracterizou as equipas por onde estes 12 e outros jogadores passaram foi o espírito de equipa, a amizade e a união.
Por isso, não serão estes preceitos que impedirão a nossa sã e verdadeira integração.

Acreditem que seria para nós mais fácil e cómodo, devido á distância, termos ingressado numa qualquer equipa de Lisboa, e modéstia à parte, não tenho dúvida que algumas gostariam de ter sido escolhidas para acolher este grupo.

Pois não o fizémos. Optámos por Montemor e as razões são simples:

- do conhecimento que temos da equipa do Montemor, a qual defrontámos durante anos seguidos, quer com as cores do Vitória quer representando o emblema do RC SADO, estamos convictos que é aquela que nos pode proporcionar pôr em prática os valores que esta modalidade, acima de todas as outras, ensina aos seus atletas. Obviamente refiro-me à união, amizade, sacrifício e competitividade.

- Por outro lado, podem até achasr que a nossa mais valia em termos técnicos ou físicos não trará nada de novo à agora também NOSSA equipa. Pois bem, será no campo que provaremos isso, sangrando convosco e por vós, com a atitude que sempre tivémos na nossa, de uns mais curta de outros já masi velhinha, carreira desportiva: "Nunca virar a cara à luta".

- De vós só exigimos o mesmo respeito que temos pelo emblema que agora representamos e pelo qual faremos os sacrifícios que nos forem pedidos. Isto, penso eu seria o bastante para não porem em dúvida a nossa entrega ao RC MONTEMOR.

Eu, pessoalmente, não tenho sentido obstáculos à integração, mas caso um dia perceba que estou a mais nessa ou noutra equipa, agirei como sempre fiz e com coerência, pondo em prática o que diz o povo: "Quem está mal muda-se".

Um abraço forte para todos, mesmo para os mais cépticos

Ivo Mota